Os estudantes do Colégio Semeador viveram momentos especiais durante evento de entrega dos livros do Palavra Viva 2024. A iniciativa incentiva a escrita criativa e celebra o talento dos jovens escritores, que compartilharam suas produções em um momento de reconhecimento e inspiração.
A obra contém 342 textos autorais de estudantes de todos os Colégios da Rede Positivo de Curitiba, Joinville, Londrina, Ponta grossa, Florianópolis, Cascavel e Foz do Iguaçu. No evento de lançamento, os estudantes vivenciaram momentos de leitura, como forma de reconhecer e reforçar o compromisso da escola no desenvolvimento da escrita e da expressão artística.
Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Semeador, Tamy Santorosa, o projeto se destaca por permitir que os alunos escrevam textos de tema livre e sem imposição curricular. “Temos as produções de textos e o projeto de leitura, que fazem parte obrigatória do nosso currículo. O Palavra Viva é composto por textos escritos por prazer, com tema aberto, em que cada estudante pode escolher seu gênero literário e o tema”, explica a profissional.
O impacto do concurso vai além da produção textual, influenciando como os alunos percebem a literatura e a escrita criativa. “Os alunos que se propõem a participar, abrem a mente para um mundo repleto das mais variadas formas de pensar e se expressar. Receber um livro do qual fizeram parte é uma emoção muito grande. Na escola, grande parte dos estudantes que participam uma vez acabam sempre querendo participar novamente, pois se sentem ouvidos por meio dos textos”, complementa.
Emoção garantida
As emoções experienciadas durante o evento de entrega dos livros reforçam a importância do projeto. “Os alunos chegaram felizes e emocionados, mas acho que a melhor reação foi dos pais, que ficaram sem saber como expressar o orgulho. Tivemos desde risadas intensas até choro de emoção e alegria. Temos um aluno com muita dificuldade em Matemática, incentivamos ele a participar do concurso e seu texto foi selecionado para estar no livro. O pai chorava muito de emoção, pois viu desabrochar um talento que nem eles haviam percebido no filho. A professora de Língua Portuguesa chorava com o pai de emoção”, finaliza Tamy.
Você pode acessar o livro clicando aqui!