Com danças típicas, comidas regionais, arrecadação de livros e muita participação da comunidade escolar, a Festa Julina 2025 do Colégio Semeador encantou pais, alunos e educadores. Realizado no dia 5 de julho, o evento celebrou a cultura brasileira com uma programação que uniu tradição, solidariedade e inovação, incluindo o uso do cartão Cashless para facilitar o consumo durante a festa. Planejada com cuidado desde o início do ano, a festa reforçou o protagonismo estudantil e o compromisso da instituição em fortalecer os laços entre família e escola.
A diretora Ana Carolina Pereira destaca que o envolvimento dos estudantes acontece desde os preparativos. Diversos detalhes da festa, como decoração, atividades e barracas, contam com a colaboração ativa dos alunos, especialmente da 3ª Série do Ensino Médio.
“A comunidade escolar fica muito empenhada nesse momento. É uma festa que todo mundo gosta muito. A equipe vai desenvolvendo as cores, como vamos trabalhar para que fiquem bem alegres. Os estudantes ajudam, colaboram com ideias e com o trabalho no dia”, conta Ana Carolina.
Esse protagonismo estudantil fortalece o sentimento de pertencimento e a valorização do trabalho coletivo, aspectos fundamentais no desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes.
A responsável pela organização geral das festas na Rede Positivo, Karina Aika Shimako, também ressalta o esforço conjunto de outras áreas como compras, financeiro, jurídico, marketing, operações, pedagógico e TI, para que o evento aconteça de forma organizada e tranquila para os participantes.
“A Festa Junina é planejada, organizada e realizada com muito empenho e carinho por toda a equipe das unidades. Os estudantes são incentivados pelos professores nos ensaios das danças, na produção da decoração das salas e dos murais e em cada momento que faz parte da realização deste evento”, explica Karina.
Uma das grandes iniciativas deste ano foi a campanha de arrecadação de livros, que mobilizou famílias e alunos em torno de uma causa nobre: democratizar o acesso à leitura.
A ação foi integrada ao Projeto de Leitura do colégio, e teve como foco o fortalecimento das casinhas literárias da escola e o apoio a instituições que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
As danças típicas, tão aguardadas pelas famílias, foram organizadas com base em conteúdos explorados em sala de aula. A festa se tornou uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes regiões do Brasil, seus ritmos, trajes, expressões e tradições.
De acordo com a diretora, a festa também é um momento de aprendizagem, em que os alunos desenvolvem habilidades de socialização, exploram a música, a dança e aprofundam seus conhecimentos sobre as diferentes regiões do Brasil por meio da cultura.
Entre as novidades da Festa Julina de 2025 esteve a implementação do cartão Cashless, um sistema pensado para tornar o consumo mais prático e organizado durante o evento. Segundo Aika, a iniciativa surgiu a partir de sugestões de pais e responsáveis, colhidas em pesquisas de satisfação após edições anteriores. A partir disso, a equipe buscou um fornecedor que atendesse às necessidades específicas da festa, garantindo mais comodidade para as famílias.
Com o novo formato, os visitantes puderam adquirir créditos com antecedência e utilizá-los nas barracas de comidas e brincadeiras. No dia da festa, o cartão também pôde ser recarregado de maneira simples pelo site.