Tour pelo Colégio
Acolhemos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, que desfrutam de espaços integrados à natureza em uma chácara com 160 mil metros quadrados. Disponibilizamos ainda o Ensino Bilíngue, em um formato de aprendizado imersivo, para fluência em inglês e português. A Educação 4.0, com a cultura maker (faça você mesmo), desenvolve habilidades como criatividade, solidariedade, colaboração, investigação e resolução de problemas.
Oferecemos uma educação individualizada e acolhedora, integrando a família em cada passo. Antes de começar as aulas, realizamos atendimentos individuais para que a professora conheça cada detalhe do seu filho. Com essas informações, criamos um ambiente onde a criança percebe a escola como uma verdadeira extensão da sua casa, proporcionando contato com a natureza, espaços para brincadeiras, alimentação saudável com horários personalizados e outros cuidados essenciais para o desenvolvimento dela.
Registrar e apreciar o desenvolvimento vai além de simples anotações. Significa atribuir significado às práticas pedagógicas que permeiam as relações diárias, pautadas pela sensibilidade e pelo cuidado. O Projeto IRIS (Inteligências | Reciprocidade | Imaginação | Sensibilidade) é nossa maneira de aproximar as famílias do cotidiano escolar e proporcionar uma visão clara do processo de aprendizagem de seus filhos. Por isso, a cada ano, entregamos um Caderno de Memórias, repleto de práticas cuidadosamente selecionadas, para compartilhar esses momentos tão especiais.
O aprendizado é mais eficaz quando as crianças colocam a mão na massa. Por isso, adotamos o conceito de “Cultura Maker”, incentivando seu filho a aprender fazendo. Com aulas práticas que integram disciplinas em espaços inovadores, promovemos evolução cognitiva e participação ativa. Os estudantes desenvolvem suas soft skills, como resolução de problemas, cooperação e trabalho em equipe, em aulas de programação, robótica, mecânica, elétrica, entre outras.
No CriativaMENTE, nossas aulas oferecem experiências de aprendizagem significativas, focadas em metodologias ativas, práticas colaborativas e Cultura Maker. Semanalmente, integramos Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática por meio de temas disparadores. Promovemos pesquisas, conversas em grupo, dramatizações e projetos, sempre proporcionando experimentações lúdicas que estimulam a curiosidade e o gosto pelo processo de aprendizagem.
O projeto integra diversas iniciativas para desenvolver soluções coletivamente, promovendo atitudes empreendedoras e competências socioemocionais. Os estudantes realizam pesquisas de mercado, desenvolvem protótipos, gerenciam insumos e estudam viabilidade financeira. Ao final, na Feira do Empreendedorismo, apresentam produtos que de alguma forma beneficiam a sociedade, como ideias que proporcionem sustentabilidade, acessibilidade e inclusão.
Acreditamos que o aprendizado é mais eficaz quando os estudantes se envolvem diretamente. Por isso, adotamos a “Cultura Maker”, incentivando o aluno a aprender fazendo. Em ambientes inovadores, nossas aulas práticas integram disciplinas, promovendo evolução cognitiva e participação ativa. Os estudantes desenvolvem habilidades como resolução de problemas, cooperação e trabalho em equipe, com aulas de programação, robótica, mecânica, elétrica, entre outros.
Acreditamos que a formação integral é vinculada à empatia, por isso, neste projeto, nossos alunos realizam trabalhos voluntários como uma disciplina optativa. As ações são determinadas pelas necessidades das instituições escolhidas e apoiadas pelas unidades do Grupo Positivo. Com base nisso, os estudantes, orientados pelos professores, mobilizam toda a escola para arrecadar materiais, como produtos de higiene, alimentos, roupas e até cobertores.
Para promover o protagonismo e a autonomia dos estudantes, desenvolvemos, nesta fase, habilidades como cooperação, análise crítica e autoconhecimento. Dividido em dimensões pessoal, social e profissional, abordamos desde identidade pessoal até carreira e empreendedorismo. Desta forma, envolvemos alunos, escola, família e sociedade para apoiar o desenvolvimento integral, com encontros semanais para dialogar sobre vocações, sonhos e escolhas de vida, criando um ambiente propício ao crescimento pessoal, social e profissional.
Os estudantes da Educação Infantil que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 15 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Na Educação Infantil, usamos a metodologia de trabalho por projetos (PBL) para valorizar a cultura e a vivência das crianças, enriquecendo a aquisição do inglês. Além disso, as matérias de Art, Music e Movement são ministradas totalmente em inglês, para que os estudantes se habituem com o uso da língua em todos os contextos da vida.
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 20 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem a cultura do “faça você mesmo”, impulsionando novas tecnologias que permitam criar inovações divertidas para as mais diversas situações. Os estudantes aprendem a valorizar a cidadania digital e compreendem a importância do uso eficiente de tecnologias, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa, formulação de hipóteses, construção e execução de projetos.
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 20 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem a cultura do “faça você mesmo”, impulsionando novas tecnologias que permitam criar inovações divertidas para as mais diversas situações. Os estudantes aprendem a valorizar a cidadania digital e compreendem a importância do uso eficiente de tecnologias, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa, formulação de hipóteses, construção e execução de projetos.
No Supermédio, os estudantes têm aulas com os professores do Curso Positivo no contraturno. Eles são preparados para enfrentar os vestibulares mais desafiadores e concorridos do país, como UFPR, Fuvest, Unicamp, UFSC, UEPG, UEM e Unicentro. Desde a 1ª Série do Ensino Médio, nossos alunos mergulham no universo dessas provas, com a orientação especializada de professores do Curso Positivo e do Colégio Positivo, além de material didático específico e assistência diária personalizada.
Os alunos do Ensino Médio que optam por essa modalidade desfrutam de uma verdadeira imersão na língua inglesa. Com aulas no contraturno, eles aprendem o segundo idioma de forma contextualizada, desenvolvem o domínio da língua e a sensibilidade intercultural, ampliando as perspectivas e visões de mundo. Há duas opções de curso remotos que focam em exames internacionais de proficiência em língua inglesa: PEX AP (Advanced Placement), que abrange currículo e exames internacionais em nível acadêmico para os alunos do Ensino Médio; e PEX SAT, que prepara os estudantes para o exame SAT, considerado o Enem americano, nas áreas de Inglês e Matemática.
Estimular expressões culturais e esportivas está em nosso DNA. Por isso, oferecemos variadas práticas e uma estrutura diversificada para que seu filho desenvolva diversas habilidades em um só lugar. Dispomos de atividades extracurriculares em horários adicionais ao regular, abrangendo áreas esportivas, culturais e de idiomas. Confira as tabelas de opções disponíveis para Meio Período e Clube Bilíngue.
No Colégio Semeador, valorizamos o desenvolvimento integral dos nossos estudantes por meio de uma variedade de atividades enriquecedoras. Entre as principais opções oferecidas estão Futsal, Dança, Judô, Vôlei, entre outras. Cada uma delas contribui para a saúde física, além do desenvolvimento emocional, social e criativo dos alunos, promovendo um ambiente educativo dinâmico e estimulante.
Temos um Complexo Esportivo com Sala de Judô, Dança e Ginástica Rítmica, além de quadras internas e externas para práticas do basquete ao vôlei.
Temos Sala de Música e Teatro, além de vários instrumentos de percussão que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.
Para celebrar, contamos com dois grandes eventos principais: um ao longo do ano e outro de encerramento, com apresentações para as famílias.
Participamos de diversas competições, enfrentando escolas e clubes não só na cidade, em diferentes localidades, inclusive internacionalmente.
Temos parcerias para intercâmbios esportivos e já viajamos para diversos lugares, incluindo Estados Unidos, Espanha, Itália, entre outros.
Tradicional no Colégio, a Copa Semeador de Ginástica avalia e incentiva o desenvolvimento dos estudantes e apresenta sua evolução às famílias.
Realizada anualmente, nossos estudantes competem em modalidades como voleibol, handebol, futsal, basquete, atletismo e xadrez.
Aprendizado imersivo que desenvolve um segundo idioma e habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Nada mais satisfatório do que criar algo com as próprias mãos. Por isso, neste espaço utilizamos ferramentas manuais e tecnológicas, para estimular o desenvolvimento de ideias, a criatividade, o trabalho em equipe e o planejamento, tornando os estudantes protagonistas. No 9º Ano do Ensino Fundamental, a Feira de Empreendedorismo exibe os projetos.
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral