Notícias

Compartilhar

Uma nova rotina guiada pela leitura

Em meio a estatísticas que mostram a queda preocupante nos índices de leitura no Brasil, o Colégio Semeador aposta em um caminho diferente: fazer da leitura um ato de resistência, prazer e descoberta. Ao adotar o Manifesto pela Leitura dos colégios da Rede Positivo, a escola incentiva seus alunos a reservar um tempo na rotina para os livros. Afinal, formar leitores é, ao mesmo tempo, formar cidadãos preparados para transformar o futuro. 

Por que o projeto é urgente? 

O estudo Retratos da Leitura no Brasil 2024 trouxe um alerta importante: em apenas cinco anos, o país perdeu cerca de 7 milhões de leitores, passando de 100 milhões para 93 milhões. A situação se torna ainda mais preocupante quando se observa a leitura de obras completas: cerca de 73% da população não finalizou nenhum livro no período analisado. 

Para o Colégio Semeador, esse cenário reforça a urgência de cultivar uma cultura leitora desde cedo, aproximando os estudantes dos livros e mostrando como a leitura pode ser parte essencial da vida cotidiana. Diante disso, a escola decidiu reservar 20 minutos diários de leitura para os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, e 30 minutos semanais para o Ensino Médio. 

Projetos que inspiram 

De acordo com Maria Fernanda Suss, Diretora Pedagógica do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, o intuito principal da criação do Manifesto pela Leitura é que os livros estejam presentes não apenas nas salas de aula, mas também fora delas. Para ela, uma sociedade leitora é mais crítica, criativa e preparada para os desafios atuais. 

Por esse motivo, o Colégio Semeador ganhou ainda mais vida com as Estações Literárias instaladas em diferentes partes da escola. Esses espaços se tornaram refúgios para quem deseja ler com calma. Além disso, professores e funcionários também participam, reforçando que a leitura é uma prática coletiva e transformadora. 

Outro ponto importante foi a participação dos estudantes no concurso que ajudou a escolher o nome oficial do projeto de leitura. Em votação aberta no Instagram do colégio, a proposta vencedora foi “Virando a Página”, sugerida por Francisco Fukuda Ribeiro, estudante da 1ª Série do Colégio Positivo – Boa Vista. A divulgação foi realizada no Instagram oficial da instituição e contou com a presença da ex-aluna e escritora Carolina Fonseca, que lembrou como a leitura marcou sua formação e segue sendo essencial em sua carreira. 

Leitores para transformar o mundo 

No Colégio Semeador, o projeto de leitura é mais do que uma prática pedagógica: é um chamado para enxergar o livro como ferramenta de futuro. Cada página virada carrega o potencial de despertar a criatividade, fortalecer o pensamento crítico e ampliar horizontes. Afinal, o perfil que o projeto busca cultivar é o de jovens capazes de transformar a si mesmos e a sociedade em que vivem. 

Clique aqui e confirma o Manifesto completo!

Relevantes

Artigos mais lidos