O Colégio Semeador, recebeu no mês de setembro famílias e estudantes em mais uma edição do InovaMente, evento que estimula a criatividade, a pesquisa e a investigação científica em todos os segmentos escolares. A programação contou com iniciativas como o Projeto IRIS, a Feira do Conhecimento, a Mostra Brasileira de Projetos Educacionais (MOBIPE) e MOBIPE Juniores, a School Fair e a Exposição de Arte, enfatizando o protagonismo dos alunos e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.
As turmas da Educação Infantil apresentaram o Projeto IRIS, com registros sobre desenvolvimento sustentável, além de produções criativas expostas na exposição científica e artística. De acordo com Hannyni Mesquita, coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), o foco do trabalho foi valorizar os espaços ao ar livre, o contato com os elementos naturais e as experiências reais que ajudam as crianças a se perceberem como parte da natureza.
Ela acrescentou que, a partir desse eixo norteador, cada turma desenvolveu projetos de investigação nascidos da curiosidade dos pequenos, explorados por meio das múltiplas linguagens e sempre sustentados pela formação continuada dos professores.
No InovaMente, os Anos Iniciais se destacaram com a Feira do Conhecimento, a School Fair, a MOBIPE e MOBIPE Juniores e a Exposição de Arte, atividades que incentivaram os alunos a se expressarem por diferentes linguagens, científica, artística, comunicativa e digital.
De acordo com Domus Aurea Silva, coordenadora dos Anos Iniciais do CIPP, essas experiências estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia, além de ensinar práticas importantes, como a organização de dados e o cumprimento de prazos. “Esse processo constitui uma etapa essencial de preparação para a vida acadêmica”, destacou a coordenadora.
Para os Anos Finais a MOBIPE foi o grande destaque. Por meio dela, os estudantes tiveram espaço para elaborar pesquisas investigativas e documentais em diferentes áreas. Segundo Raquel Lucy Boff, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental do CIPP, muitos trabalhos tiveram como foco o uso de tecnologias e, em especial, a Inteligência Artificial. Ela acrescentou que também houve um número significativo de projetos voltados à leitura. “Talvez pelo incentivo que estamos oferecendo nesse campo, muitos estudantes escolheram a leitura como tema central”, observou Raquel.
No Ensino Médio, os projetos apresentados no InovaMente uniram ciência, inovação e empreendedorismo, fortalecendo o caráter investigativo e a autonomia dos jovens. “Além do contato com a linguagem científica, tão necessária para a vivência acadêmica, os estudantes têm a oportunidade de exercitar a administração do tempo e das tarefas, já que o projeto envolve prazos e metas. Pensando em carreiras, vestibulares e escolhas futuras, as habilidades desenvolvidas fazem todo o sentido”, afirmou Lucimeire Fedalto, coordenadora do Ensino Médio no CIPP.
A School Fair foi outro ponto de grande relevância, mostrando como o Ensino Bilíngue se integra ao currículo internacional e fortalece a formação integral dos estudantes. A atividade complementou a exposição científica e artística ao conectar ciência, arte e idiomas. “O evento conecta os projetos ao currículo internacional e mostra às famílias como o bilinguismo acontece de forma natural no cotidiano escolar”, explicou Ana Teixeira, gerente de Internacionalização do CIPP.